Powered By Blogger

domingo, 4 de junho de 2017

Contemporâneo Amor

"Amor, Amor, Amor!..."

A vida é preenchida de muitos acontecimentos e nem tudo precisa de explicação.
Há de se contentar, pra não se perder, pois encontrar não tem preço, se dá...

Cada um a seu jeito vai direcionando, moldando, uns voando, outros sem sair do lugar, importa estar bem!

Gosto de lembrar de tudo , dos sorrisos como os seus inspirando os meus

Gosto da beleza de amar sem as amarras da posse.

Desejo o afeto gratuito, próprio do acaso do amor, presente que sinto, Livre do tempo

Afinal não se faz planos para o sentir amor,  ele simplesmente acontece!
"Aqui e acolá, aqui e ali" sem sair do coração vai lá e cá, risos da alegria.

No tempo das vivências se fortalece em vínculos, ainda que exija a doçura do cuidado. E o quanto agente se distrai...
Quantos pecados já fiz!

E cuidar é te querer bem, favorecer o seu caminho de felicidade! Alma eterna.

A cada amanhecer gosto de ver a luz do sol pela janela, a esperança ecoa vida, quanta vida!

Gosto de ouvir os passarinhos cantando
Sinto tudo como um paraíso que se anuncia, estou aqui! Tão perto.

E nas dores, faltas, saudades e alegrias, no espelho de seus olhos me vejo par de sua alma.

Então, acho um mundo lindo, diferente do meu, do que eu via...

E na mistura dos dois, tantos mundos, expressamos "Deus" criando os inesperados mundos novos pra nós dois!

Diferente do que esperei,
Diferente do que esperou
E a expectativa como ontem é presente ao que não se sabe do que virá
E a vida flui

Interessante e que eu como vento, movente em liberdade carrego te junto em memórias e pensamentos.
 Incrível, não me prendes e és sempre comigo, chamo isso: Amor.

     (Luciano Vasconcellos.17)

segunda-feira, 29 de maio de 2017

O TEMPO DOS "VANTAGELISTAS"

 O TEMPO DOS "VANTAGELISTAS"

     2017 tem sido um ano de coroamento de fatos e especulações sobre o estrondoso "multiverso" político do Brasil, os excessos nunca foram tão nítidos.
     Algo bom deve surgir! Pressupondo uma sabedoria, quanto a conjuntura de tantos fatos e disse-me-disse, eis um tempo propício de se crer na dúvida.  Optar crer em verdades  ou  mentiras é um estado de inocência, já basta estarmos engolindo desagradáveis sanduíches mistos, recheados de calculados discursos querendo mais absurdas manobras e alienações. Quantos e tantos escândalos ainda virão!? E que bom que aparecem! Há uma esperança.
     "Graças a Deus"!  A pseudo direita não chegou ao poder, pois ainda que por tiro pela culatra, tudo que aparece agora, parece que seria camuflado, e a infeliz e maldita cultura do sentar em cima do rabo um do outro ganharia força em sua perpetuação. É preciso acordar, e muitos estão acordados, não se trata estar de um lado, centro ou outro, se trata de não pactuar com a  falta de integridade patriótica e o poder em benefícios de alguns sangues-sugas. A política só pode ser saudável se feita para o bem-comum de todos, maioria e minorias, e não essa falcatrua em prol de alguns sábios espíritos de porcos dominando o sistema e ludibriando as opiniões dos indivíduos. O Estado é para todos, tem de ser para todos e não para grupos de empresários patrões de políticos. Não se pode tolerar mais isso.
   Fiquemos de olho e com rigoroso senso de crítica, precisamos  muito disto, estamos num momento de muitas incertezas, o jogo é perverso e complexo. Ninguém quer ser trouxa, essa sensação horrível de estar perdido na representatividade de um mar de desonestidade, falta de auteridade e muita expertise.
     Agora com tudo isso por aí, resultado de atitudes abusivas de mesquinhos e assoberbados vantagistas, pode-se ensaiar um novo nome para essa velha corja que se perpetua até agora - os "VANTAGELISTAS" - uma classe nas classes agregando "fiéis" parceiros aos seus interesses e expertises de perversas manipulações, e o povo sua marionete. Seus costumes são desleais ao povo, afinal detém a tecnologia de doutores da desonestidade no exercício e manutenção do poder, a aplicação de técnicas para controlar e tirar vantagens para eles é a regra absoluta. Mas a vida e o tempo tem suas surpresas, afinal são seres finitos numa conjuntura, e estes lá do suposto alto, em sua cética infalibilidade mental,  de seus excessos e próprias  articulações dejetaram sua fétida diarréia sobre todos. E por isso, por hora, é muito difícil discernir quem são os respingados e quem são os dejetores "VANTAGELISTAS" .
     Apesar da encruzilhada com tantas sujeiras, enovar e aperfeiçoar o sistema é preciso, estudar para melhor discernir, acompanhar e participar com responsabilidade. A tensão exige muita atenção.
   Mas será que  depois deste básico aprendizado com todos os acontecimentos, tanta recessão, depois de já ter enfiado o dedo na tomada, depois de bater a cabeça, não vamos perceber o porquê de tantos choques? Do voto ao exercício político da representatividade  todos tem algum grau de responsabilidade. Tudo que acontece é um resultado do nós composto por cada  pessoa, povo e nação. Se cada pessoa não assumir seu papel de participante de uma sociedade,  continuaremos na imprudência de uma política de mal, aí teremos que desistir enquanto indivíduo e enquanto povo. Desperte, tome em suas mãos o poder que nós cabe no papel enquanto povo. Um não as vontades e ações do "vantagelismo".
 
               (Luciano Vasconcellos.16)

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Mensagem de Ano Novo pra alguém!



    Mais um ano termina e a frente vamos desejosos por um tempo de bonança. Todo ano que se vai é o fato efetuado do tempo de plantio. A seguir, vivendo a passagem, ao futuro sonhamos, queremos  a continuidade, acreditamos que colher será agradável, um tempo de dádivas. Então, num instante, cada voz, com toda uma multidão professará: "feliz  ano novo" - expressão rica de tantos desejos bons, uma explosão de sentimento que se materializa em fogos  de artifícios, quão simbólico!
    A virada do ano se dá como um instante, numa força de uma significação coletiva, uma festa do mundo com exatos seis dias pós a "festa familiar" de 25 de dezembro. Talvez uma continuidade, uma expressão inconsciente da grande família humana, além da consanguinidade, onde é possível que a beleza da mensagem de natal perpasse o ano que chega. Pois. independente de crenças, a mensagem, a ideia de um Menino Deus entre nós, dentro de um clássico olhar, simboliza o próprio infinito que acolhe em si a humanidade ,faz-se um de nós, finito, sem distância, mostra o divino como simples humano, um absurdo para a nossa lógica, uma experiência de criatura, ou melhor, o Criador assumi-se como parte do criado, em plena natureza, numa integração perfeita com esta realidade tão concreta a nós; assim faz-se contradição que mostra a unidade do divino e a matéria, exaltando uma filiação divina numa dualidade vigorosa sem fragmentação; misteriosa sim, por isso acolhida como verdade aos olhos dos que portam o paradigma da fé. Mas sem dúvidas, uma visão da realidade amorosa presente na história, que a seu modo, participa e gera um movimento de continuidade com conteúdos do bem, sendo pragmáticos e afetivos no amor, cheio de desdobramentos como: sinceridade, amizade, partilha, doação, integridade, justiça, perdão, realização, felicidade e muito mais na amplitude do que significa o amor na arte plural de amar.
   Se queremos, podemos acolher, ter e ser o vigor daquela criança a crescer, e a cada instante nos amadurecermos adultos, sem se perder da criança vigorando a vida... Assim tem-se a proposta da liberdade por um mundo em busca do sempre melhor! Buscar o melhor, pressupõe um quê de não satisfeitos, sentimento oculto, rimado de uma presente alegria por um próspero ano novo em todos os bons sentidos que permeiam a felicidade. Assim, permitir-se-á ao alimento da coragem, agir com coração pelo tempo que se constrói; pois as idéias do bem, nos fortalecem diante os desafios e no tempo da bonança ter-se-á o sabor do que nos inspira a festa da alma!
Por isso ao Ano Novo, saúde, coragem, prosperidade e paz seja em qual contexto for...!

Feliz Ano Novo!

                                                                                               (Luciano E. P de Vasconcellos)

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Casa da Filosofia Clínica: Onde você esconde o seu amor?*

Casa da Filosofia Clínica: Onde você esconde o seu amor?*: Ele está residindo nos seus medos e você não consegue entender o que é amar?Onde mora o seu amor, onde habita o que você chama de amar ...

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O Próximo e o Distante no âmbito judaico-cristão


     A visão humana não tem a capacidade de enxergar objetos muito próximos,  por conta de um ponto mínimo de distância necessária que permite captar a imagem. Existe também um ponto máximo, que permite que enxerguemos com nitidez objetos á distância. Provas da fisiologia ocular mostram que essa capacidade varia de pessoa pra pessoa, mas que existe um ponto mais ou menos fixo que caracteriza tal incapacidade biológica. Não se trata de um defeito, mas se trata da própria característica biológica dos envolvidos (luz, distância mínima e olho). Pegue um objeto e tente chegar ao máximo perto do olho e tente ver seus detalhes, consegue?  Tal fato nos dá um material rico em reflexão a respeito da PROXIMIDADE,  podendo aplicá-la em várias esferas da vida cotidiana, num ponto sensível delas, em que a PROXIMIDADE pode causar uma peculiar cegueira!    De forma muito poética e religiosa alguns rabinos sustentam ser  esse  um dos porquês de D'us não interferir diretamente nos acontecimentos que mais nos atordoam, como por exemplo: se D'us é bom porque existe guerra? Se D'us é bom porque existe fome? Há uma necessidade de uma distância mínima de D'us e homem para que o próprio homem pudesse vê-lo. Isso é retratado muito bem  no livro Gênesis quando D'us deixava o homem sozinho no Jardim.  A distância e a proximidade são dois pontos do nosso horizonte necessários a sanidade mental e espiritual no ponto de vista desses rabinos. Um rabino muito antigo, talvez um dos mais enigmáticos, polêmicos e admirados  que conhecemos seja Jesus de Nazaré, este cristalizado de forma tão densa como divindade post-morten, acaba tendo sua natureza de profunda sabedoria  enquanto ser terrestre abafada para e por muitos seguimentos religiosos. De alguma forma essa perspectiva pode trazer problemas, pois afinal de contas estamos neste planeta ainda!
   Uma passagem muito interessante e também muito  "mono-interpretada" dos escritos do novo testamento  traz uma luz diferenciada sobre proximidade e distância, seus problemas e suas soluções e  está presente na parábola do Bom Samaritano:

"...Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?" (Lc 10. 29)..."

    A passagem muitas vezes interpreta o próximo como sinônimo de subsequente, no sentido que temos prioridades,  de quem será o primeiro, e o segundo? Quem deve ter mais prioridade e quem não deve? Uma outra análise dessa passagem  pode ser mais elucidadora do que  uma análise ordinal que gera exclusivos e não exclusivos. Quem é o próximo então? No sentido de distância mínima? Quem é o distante?Amai os distantes como a ti mesmo!
   Historiadores e teólogos descrevem profundamente a relação conflituosa entre samaritanos e judeus e suas histórias de conflito. Quando leio essa história e seus estudos, lembro-me dos encontros de família que já tive, onde assuntos polêmicos deviam ser evitados a fim de respeitar os mais velhos. As traições, brigas,falta de dinheiro, o fulano que tem jeito de "veado", a fulana com jeito de sapatão,  jamais poderiam ser  mencionados. Por se tratar de conflitos que mexiam com a estrutura íntima da família, tiravam autoridade de quem deveria mantê-la e muitas vezes, envergonhava quem mais detinha o posto de dignidade. Vejo essa necessidade no universo judaico de anular os samaritanos não por conta da distância que eles tinham, mas por conta da proximidade histórica.
    Percebo que ai Jesus põe na mesa esse tipo de problema: aqueles que não devem ser mencionados! Vejo que o próximo de Jesus deixa de assumir uma estrutura assistencialista de atendimento, uma fila de atenções a serem dadas aos próximos com suas senhas, para mostrar  a estrutura de um movimento que fazemos: o de  olharmos para o distante para nos livrarmos do próximo!  O próximo como símbolo do homem nu, do homem nos bastidores,  do  homem que não é herói, próximo como sinônimo das relações que não são mencionadas na "mesa" de tão intimas e próximas que são. Ele revela o movimento  de fuga para não haver toque traumático, acaba sendo mais fácil amar os africanos que morrem de fome do que resolver os problemas  do morador de rua que mora em frente nossa casa!O distante como mecanismo de fuga, para sobreviver ao caos das relações mal resolvidas!
     As relações delicadas entre marido e mulher, entre irmão, entre amigos, entre os segredos mais ocultos humanos. Num nível oculto a ponto de gerar brigas e má compreensão nas pessoas envolvidas se reveladas. Esse nível  que é submergido nas maquiagens sociais, nas etiquetas e na falta de esperança de se estabelecer uma conexão límpida entre as pessoas, Jesus explica:  é necessário nós termos uma vida difícil e saudável  com os próximos, e os próximos podem assumir sinônimos variados, como o de uma história mal resolvida de intimidade, como uma sociedade que não deu certo, como uma união que tentou aproximar alguma esfera do cotidiano mas acabou afastando. É necessário ai não haver ingenuidade, a proximidade entre seres humanos não é inofensiva, ela queima e precisamos  ter sapiência pra mexer nesse angu! Mas claro, se você desconhece esses problemas esqueça essa parábola!
   Aos nossos inimigos damos o desprezo, ao diferentes até ignoramos, agora aos que entram na nossa alma sem pedir licença e sem escolha e lá se instalam por imposição da vida, estes são os maiores oferecedores  de insumos para nossas sombras, dores e amores. O que essa passagem mostra com todas as suas possíveis interpretações, é que o nível de espiritualidade demonstrada pelo Rabino, é o nível das conversas no ouvido, dos pensamentos mais íntimos, o nível das estruturas mais inconscientes  que se pode ter. Ele demonstra como  deve  fazer parte do nosso dia-dia amar ao próximo, não um amor estereotipado pelo romancismo do final do século dezoito, mas no   sentido de ser são e resolvido, eficaz ao lidar com o diferente(mas "infelizmente", próximo)  e  ter uma   relação sã com as sombras da nossa própria história com esse diferente. Quando isso começar a ser resolvido, não teremos mais medo de encarar nossas inseguranças, de assumir que houveram culpados, eles podem ser nós mesmo ou terceiros e que a saída está menos no moralismo e mais na ampliação de consciência sobre nossa história, sobre nós mesmos e saber entender que  nem tudo foi Deus que permitiu.
  Nesse ponto nós como cristãos, nós como umbandistas, nós como homossexuais, nós como ateus, nós como  capitalistas, nós como socialistas, samaritanos e judeus, precisamos olhar as sombras e as luzes e sabermos resolvê-las de forma certa.  Somos um monte de escombros de coisas aproveitáveis e outras abomináveis! No tempo que vivemos  da exposição pessoal não se pode esquecer que o verdadeiros Eu 's  estão mais  no Bastidor do que no Palco!

(Maicon Fecher)
-->

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Vivências vida em Movimento


Projeto Procurando Saber
Sempre com iniciativas fundamentais 
Enaltecendo o espírito de humanidade
para a realização de felicidade