Powered By Blogger

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Ao alcance de todos I - Bom senso x Consenso

Ao alcance de todos I - Bom senso x Consenso

O Senso se refere à capacidade de entender e julgar, ou seja, é uma característica e qualidade de quem é sensato e prudente.
O Bom senso pressupõe um juízo ou entendimento qualificado, com uma abrangência que lhe faz menos suscetível ao erro e independente do consenso.
O Consenso é um resultado quantitativo, se dá pela concordância ou uniformidade de opiniões, pensamentos, sentimentos, crenças etc., da maioria ou da totalidade de membros de uma coletividade.

Exemplos:
1. "Um líder democrático, ainda que em bom senso, deve se submeter ao consenso de seu parlamento. Caso contrário será um totalitário.
2. Um sábio em seu bom senso defendeu um injustiçado, contudo, por contrariar o consenso dos iníquos, este foi condenado como comparsa.
3. Em um regime totalitarista, se todos os homens tivessem bom senso, seu líder necessariamente agiria democraticamente. Portanto, o nome do regime deste utópico estado poderia ser qualquer outro, pois de novo iria prevalecer o espírito democrático.
4. Em cada humano o senso é peculiar, pois há um conjunto de variações, acontecimentos e influências que irão determinar sua capacidade de entender e julgar. O humano, nesse sentido, está mais propenso ao erro porque não lhe possível a onisciência, sua pretensa consciência é o todo que lhe cabe na graça do aprendizado, capacidade de distinção e coerência entre seus signos simbólicos e as forças (leis) da natureza.
5. Não importa o regime, um lider será amado pelo povo ao bajular seus ouvidos, suas crenças e convicções..."
(L.Vasconcellos.39)

Leitura recomendada:
O Príncipe (Nícolau Maquiavel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário